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Título
Shisima
Origem
Quênia
História
O Shisima é um antigo jogo bastante praticado no Quênia, seu país de origem e foi criado a partir da observação das pulgas d’água sobre a superfície das lagoas. Na língua tiriki, povo inventor do jogo, “shisima” significa “extensão de água”.
É um jogo ágil, que envolve pensamentos e movimentos ágeis. Suas peças são chamadas de “imbalavali” ou “pulgas d'água”, pois as pulgas d'água movimentam-se tão rápido na água, que é difícil conseguir acompanhá-las com o olhar.
É interessante de ser aplicado em escolas para se abordar conteúdos matemáticos, em especial, de geometria e medidas, além de se compreender um pouco como os povos africanos influenciaram na cultura brasileira.
Objetivo
É um jogo de alinhamento de peças, que envolve estratégia, raciocínio e antecipação, suas estratégias se assemelham às utilizadas no Jogo da Velha, porém no caso do Shisima tenta-se impedir que o adversário alinhe suas peças em uma das diagonais do tabuleiro.
Coleção no Museu da Matemática
Jogos de Tabuleiro
Fontes
https://smoraes2000.wixsite.com/simonemoraes/shisima
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_utfpr_mat_artigo_ludiane_glaucia_batista.pdf
https://meubumerangue.com.br/shisima.html