Documento
Metadados
Título
Patolli
Origem
América Central, Astecas
Descrição
O nome Patolli vem de “Patol” que é uma planta conhecida no México como “Colorin”, cuja cor avermelhada se assemelha aos feijões vermelhos que eram e são usados no jogo.
Esse jogo foi quase perdido no tempo, devido às invasões espanholas na América e que aos poucos vem sendo resgatado. Hoje para nós é somente um jogo, mas na época era envolto a um ritual, sendo assim, um jogo extremamente simbólico, como os povos antigos também eram. Ele estava intimamente ligado a Macuilxochitl, o menino de flores, um deus da música, poesia, dança e artes. As pessoas comumente faziam oferendas e cantavam cânticos para ele antes de jogar.
Naquele tempo, se apostava pedras preciosas, plantas, adornos de ouro, comidas, roupas, e até moradias, família e liberdade.
Objetivo
O objetivo do jogo é mover seis peças do jogo para o final de um tabuleiro composto de quadrados especialmente marcados. Para completar uma rodada, um jogador deve obter todos os seis marcadores de jogo da fila inicial até o quadrado final do tabuleiro antes do outro jogador. O objetivo final é que o jogador ganhe todo o tesouro do oponente.
Coleção no Museu da Matemática
Jogos de Tabuleiro
Fontes
https://cadeomanualblog.wordpress.com/2016/08/05/patolli-antigo-jogo-de-tabuleiro-asteca/comment-page-1/, https://stringfixer.com/pt/Patolli