Documento
Metadados
Título
Xadrez
Origem
Índia
Descrição
Acredita-se que a Índia é o provável berço do jogo. A principal diferença entre o jogo atual e seu antecessor ficava por conta da limitação de movimento das peças. O atual bispo era conhecido como elefante, enquanto a dama, peça mais poderosa do xadrez moderno, era conhecida como vizir.
Mas foi na França, no século XVIII, que eventos de xadrez — já no formato que conhecemos atualmente — passaram a ganhar repercussão. Os mestres da época se enfrentavam em partidas épicas, cujo palco eram as coffee houses, casas de café e chá distribuídas pelas maiores cidades europeias.
É praticado entre duas pessoas. São utilizadas 32 peças, sendo 16 brancas e 16 pretas. Cada oponente possui oito peões, duas torres, dois cavalos, dois bispos, uma rainha e um rei. O objetivo do jogo é atacar o rei adversário até que ele não tenha mais chance de escapar. Quando isso acontece, temos o famoso “xeque-mate”.
As peças são distribuídas em um tabuleiro quadrado, com 64 casas, alternando entre pretas e brancas.
Objetivo
O objetivo principal é aplicar o xeque-mate (do persa "shah mat" - rei morto) no adversário, que consiste em encurralar o rei, de forma que ele não tenha escapatória.
Coleção no Museu da Matemática
Jogos de Tabuleiro
Fontes
https://impulsiona.org.br/xadrez-na-escola/ https://www2.fab.mil.br/nae/index.php/modalidades/xadrez#:~:text=O%20xadrez%20%C3%A9%20um%20jogo,que%20ele%20n%C3%A3o%20tenha%20escapat%C3%B3ria